Av. Antônio Justa, 3161 anexo, Meireles, Fortaleza, CE, 60165-090

felicilab@esp.ce.gov.br



Como trabalhamos?

Acreditamos que a Governança colaborativa e as políticas digitais possibilitam novas dinâmicas de colaboração em rede na elaboração, desenvolvimento e monitoramento das políticas públicas, com mais agilidade, transparência e controle social.
O modelo de Governança Colaborativa se baseia na transparência radical, transversalidade e horizontalidade.

A transparência radical trata da garantia de que todos têm acesso irrestrito ao modo como os recursos públicos são usados, entendendo de onde os recursos vêm e como são aplicados. Também diz respeito à responsabilidade de criar soluções digitais em código aberto que podem ser apropriadas, replicadas e melhoradas por pessoas do ecossistema de inovação, promovendo a colaboração em rede.

A transversalidade diz respeito à busca por diferentes fontes de conhecimento, que consideram saberes populares, técnicos e científicos, promovendo diálogo entre todos os grupos envolvidos no processo. Assim, as relações de poder são atravessadas por uma prática permanentemente colaborativa e sensível à reinvenção, permitindo superar ideias pré-concebidas e protocolos ultrapassados.

A horizontalidade propõe que todos os grupos interessados – sejam pessoas cidadãs, especialistas ou gestoras – tenham influência equivalente na tomada das decisões que implicam na realização das ações e soluções implementadas pelo laboratório. O acolhimento a esses vários grupos tem a intenção de receber feedbacks e sugestões que contribuam com a evolução contínua de cada solução em todas as etapas de seu desenvolvimento.

SUSTENTABILIDADE

Otimização de recursos

AGILIDADE

Redução de tempo na realização das tarefas

INTEGRIDADE

Soluções confiáveis, mais seguras e auditáveis

USABILIDADE

Soluções mais intuitivas e adequadas às necessidades das pessoas

INTELIGÊNCIA

Tomadas de decisões baseadas em evidências científicas

Por que gostamos de problemas?

Porque problemas são matérias-primas para o desenvolvimento de soluções que tragam felicidade para a vida de todas as pessoas.

A resolução de problemas com base nas necessidades da sociedade está no centro da própria evolução do Design, que atua justamente alinhando essa direção para todos os processos de criação.

O Felicilab entende os problemas como pontos de partida para a transformação das coisas, servindo para impulsionar e movimentar as diversas dimensões e camadas envolvidas nos processos de trabalho, experimentação e prototipação. Baseados nesse modelo, construímos um Banco Público de Problemas do SUS, com a colaboração de toda a ESP, validado por dados e pessoas reais.

Esse movimento fortalece a transparência pública e viabiliza o controle social.

Os problemas são
nossa matéria-prima

O seu problema
também é nosso

Banco Público de
Problemas validados
por dados e pessoas reais

Mandala da Governança Colaborativa